Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.
Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma, quando se diz "minha boda" estamos dizendo "minha promessa". De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual. Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece. A própria definicação da palavra casamento (ou matrimônio) reforça esse caráter solene. Segundo os dicionários: Casamento: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.
Casamento: sm. 1. União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; núpcias. 2. A cerimônia dessa união. 3. Fig. Aliança, união. (Dicionário Aurélio).
É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo:
OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade.
DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.
Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro. O anel como sinal de comprometimento, ou seja, a aliança, foi utilizada a primeira vez pela Civilizacao Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos. As alianças de casamento assumem um papel de grande importância nessa comemoração, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia:
Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento.
Aliar ( do latim "alligare" ) : unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."Conta-se que por volta de 1800 eram divididas ao meio e internamente tinham escritas frases como "Para sempre" e "Eu te amo", ou pedras encrustadas. Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.
Lua-de-mel: A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. A possível origem da lua de mel, data dos dias do casamento por raptura. Onde o homem raptava a mulher e a escondia da família até que esta desistisse da procura.Quando os casamentos por raptura acabaram, o ritual tornou-se uma tradição. O noivo, agora, carregava a noiva, já com o consentimento da família, após ter pago um bom preço pelo rapto.A palavra lua de mel deriva de um costume praticado na Escandinávia e norte da Europa, onde era oferecido aos recém casados uma bebida alcoólica misturada com água, mel, malte e trigo. Ela deveria ser tomada pelos noivos todos os dias, pelo período de uma lua à outra, no 1º mês do casamento. Era bebida especialmente pela noiva, pois acreditava-se que aumentava a possibilidade de concepção.No século XVII a palavra lua de mel deixou de se inter- relacionar com a questão do rapto e da bebida e passou a simbolizar os primeiros dias do casal juntos após a celebração do casamento. Porém, é bom notar que nessas épocas a lua de mel não englobava necessariamente uma viagem, já que as viagens do passado eram exaustivas, desconfortáveis e incômodas, devido a ausência de meios de transporte adequados e da eletricidade.Não antes da chegada do século XIX, as viagens de lua de mel começaram a fazer parte da vida dos recém casados.Com as facilidades das novas invenções da era industrial, especialmente com as ferrovias e a energia, permitindo viagens mais curtas e menos cansativas, aumentou o número de recém casados que viajavam.Pela 1º vez as viagens tornaram-se prazerosas. Graças ao crescimento da riqueza da classe média, mais pessoas puderam ir para algum lugar. Assim, hotéis e resorts, aprimoravam-se e corriam para abrigar essa crescente demanda.Planejada pela noiva, as viagens eram realizadas em algumas semanas ou por uma estação inteira! Para os mais ricos, os destinos eram capitais européias, enquanto que para a classe média os casais viajavam por algumas semanas para o litoral.Hoje as viagens não são tão longas como antigamente, mas estão relacionadas aos modismos de cada época. Longas viagens oceânicas, como na época vitoriana chegam ao fim, e no início do século XX, a moda eram viagens à hotéis luxuosos em Paris.
Haja criatividade!
Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:
01º - Bodas de Papel 02º - Bodas de Algodão 03º - Bodas de Couro ou Trigo 04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera 05º - Bodas de Madeira ou Ferro 06º - Bodas de Açúcar ou Perfume 07º - Bodas de Latão ou Lã 08º - Bodas de Barro ou Papoula 09º - Bodas de Cerâmica ou Vime 10º - Bodas de Estanho ou Zinco 11º - Bodas de Aço 12º - Bodas de Seda ou Ônix 13º - Bodas de Linho ou Renda 14º - Bodas de Marfim 15º - Bodas de Cristal 16º - Bodas de Safira ou Turmalina 17º - Bodas de Rosa 18º - Bodas de Turquesa 19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha 20º - Bodas de Porcelana 21º - Bodas de Zircão 22º - Bodas de Louça 23º - Bodas de Palha 24º - Bodas de Opala 25º - Bodas de Prata 26º - Bodas de Alexandrita 27º - Bodas de Crisoprásio 28º - Bodas de Hematita 29º - Bodas de Erva 30º - Bodas de Pérola 31º - Bodas de Nácar 32º - Bodas de Pinho 33º - Bodas de Crizopala 34º - Bodas de Oliveira 35º - Bodas de Coral 36º - Bodas de Cedro 37º - Bodas de Aventurina 38º - Bodas de Carvalho 39º - Bodas de Mármore 40º - Bodas de Esmeralda 41º - Bodas de Seda 42º - Bodas de Prata dourada 43º - Bodas de Azeviche 44º - Bodas de Carbonato45º - Bodas de Rubi 46º - Bodas de Alabastro 47º - Bodas de Jaspe 48º - Bodas de Granito 49º - Bodas de Heliotrópio 50º - Bodas de Ouro 51º - Bodas de Bronze 52º - Bodas de Argila 53º - Bodas de Antimônio 54º - Bodas de Níquel 55º - Bodas de Ametista 56º - Bodas de Malaquita 57º - Bodas de Lápis-lazúli 58º - Bodas de Vidro59º - Bodas de Cereja60º - Bodas de Diamante 61º - Bodas de Cobre62º - Bodas de Telurita 63º - Bodas de Sândalo 64º - Bodas de Fabulita 65º - Bodas de Platina 66º - Bodas de Ébano 67º - Bodas de Neve 68º - Bodas de Chumbo 69º - Bodas de Mercúrio 70º - Bodas de Vinho71º - Bodas de Zinco 72º - Bodas de Aveia 73º - Bodas de Manjerona 74º - Bodas de Macieira 75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre 77º - Bodas de Alfazema 78º - Bodas de Benjoim 79º - Bodas de Café 80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho81º - Bodas de Cacau 82º - Bodas de Cravo 83º - Bodas de Begônia 84º - Bodas de Crisântemo 85º - Bodas de Girassol 86º - Bodas de Hortênsia87º - Bodas de Nogueira88º - Bodas de Pêra89º - Bodas de Figueira90º - Bodas de Álamo91º - Bodas de Pinheiro92º - Bodas de Salgueiro93º - Bodas de Imbuia94º - Bodas de Palmeira95º - Bodas de Sândalo96º - Bodas de Oliveira97º - Bodas de Abeto98º - Bodas de Pinheiro99º - Bodas de Salgueiro100º - Bodas de Jequitibá
O próximo ??? Ora, use a imaginação !!!
Vale a pena comemorar! Não achas? Então faça acontecer, faça valer a pena!
FONTES: Wikipédia, a enciclopédia livre. Consultado em Março/2007. Endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bodas
Brasil Cultura. Consultado em Março/2007. Endereço: http://www.brasilcultura.com.br
Rudy Eres. Dale a tu boda la musica que se merece. Consultado em Março/2007.http://www.bodas.com/article.php?story=20070316150228367
Guias Historia e Curiosidades do Diamante / Historia e Curiosidades sobre o Ouro. Citado no site Aceito.com (não está mais no ar). http://www.aceito.com.br
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário