Ronaldo é eleito o fiasco do ano na Itália
Atacante Ronaldo, ex-Inter de Milão, Real Madrid e até então no Milan, é eleito o maior fiasco do ano de 2007 na Itália, em enquete realizada com os leitores do jornal Corriere della Sera. Jogador recebe 40% dos votos de cerca de 32 mil participantes da eleição.
2 de janeiro de 2008
Incêndio atinge hospital de oncologia em Londres
Bombeiros lutam para controlar um incêndio no hospital Royal Marsden, em Londres, um dos maiores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
SP: José Alencar é internado para fazer tratamento
O vice-presidente da República, José Alencar, foi internado na manhã de quinta-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo a assessoria do hospital, Alencar dará continuidade ao tratamento referente à última cirurgia que fez em outubro de 2007.
9 de janeiro de 2008
Bush chega a Israel para visita histórica
O presidente americano, George W. Bush, chegou nesta quarta-feira a Israel para uma visita histórica de três dias, que também o levará aos territórios palestinos.
10 de janeiro de 2008
Helicópteros com reféns das Farc chegam à Venezuela
Os helicópteros com Clara Rojas e Consuelo González, reféns libertadas Farc chegaram ao aeroporto venezuelano de Santo Domingo, próximo à fronteira com a Colômbia, onde embarcaram para Caracas.
15 de janeiro de 2008
Guga anuncia aposentadoria das quadras
Gustavo Kuerten cumpre expectativa e anuncia sua aposentadoria. Até então 679º colocado do ranking mundial, brasileiro marca despedida do circuito da ATP com participações em alguns de seus torneios favoritos.
15 de janeiro de 2008
Confirmadas 5 mortes por febre amarela no País
As secretarias de Saúde do Paraná e de Goiás confirmaram hoje três mortes por febre amarela. Com isso, sobe para cinco o número de óbitos no País. O empresário Almir Rodrigues da Cunha, 46 anos, morreu na quarta-feira, em Maringá (PR). Em Goiás, morreram a aposentada Maria Geraldina Siqueira, 63 anos, e o espanhol Salvador Perez de La Cal, 41 anos.
16 de janeiro de 2008
Fidel admite que não tem forças para falar em público
O líder cubano Fidel Castro admitiu que já não goza de saúde física suficiente para falar em público, mas que isso lhe dá tempo para escrever, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira.
19 de janeiro de 2008
Suspeito de atentado contra Benazir Buttho é preso
A polícia paquistanesa prendeu um adolescente que seria um dos cinco membros do grupo que executou o ataque que matou a líder da oposição Benazir Bhutto mês passado.
21 de janeiro de 2008
Petrobras descobre grande jazida de gás na bacia de Santos
A Petrobras informou ter descoberto uma "grande jazida" de gás natural e condensado na camada pré-sal da bacia de Santos, a apenas 37 km da área de Tupi, onde foi descoberto recentemente um campo gigante de petróleo.
22 de janeiro de 2008
Ator Heath Ledger é encontrado morto em Nova York
O ator australiano Heath Ledger, que atuou em Brokeback Mountain e interpreta o vilão Coringa no novo filme do Batman, é encontrado morto em seu apartamento, em Nova York. Ele tinha 28 anos.
24 de janeiro de 2008
Premiê italiano apresenta renúncia ao presidente
O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, apresentou sua renúncia hoje ao chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, que tem agora de decidir se convocará eleições ou pedirá que um outro político forme um governo.
27 de janeiro de 2008
Sete pessoas morrem em protestos em Beirute
Sete pessoas foram mortas a tiros em Beirute, neste domingo, durante protestos contra cortes de eletricidade. A violência começou depois que o Exército tentou impedir o ato, organizado por ativistas da oposição pró-Síria.
28 de janeiro de 2008
Kaká recebe Oscar do futebol italiano de 2007
Kaká, da Seleção Brasileira e do Milan, é premiado em cerimônia realizada em Milão com o "Oscar" da Associação de Jogadores Italianos (AIC), como melhor jogador estrangeiro e melhor jogador em absoluto em 2007.
30 de janeiro de 2008
Giuliani retira candidatura à Casa Branca e dá apoio a McCain
O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani desistiu de sua campanha à Casa Branca e declarou apoio ao senador John McCain na disputa pela indicação do Partido Republicano às eleições presidenciais.
1 de fevereiro de 2008
Ministra pede demissão após gasto com cartão
A ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, deixa o ministério após ser acusada de usar o cartão de crédito corporativo do governo indiscriminadamente e para compras não previstas em lei.
2 de fevereiro de 2008
Sarkozy se casa com Carla Bruni em Paris
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, se casou hoje com a cantora e modelo Carla Bruni em uma cerimônia civil celebrada pelo administrador regional do oitavo distrito de Paris, François Lebel, que confirmou o casamento.
4 de fevereiro de 2008
Protestos contra as Farc se estenderam pelas Américas
Milhões de manifestantes protestaram hoje contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e pediram à guerrilha que liberte seus reféns e não realize mais seqüestros, em uma inédita iniciativa de âmbito mundial.
5 de fevereiro de 2008
Vai-Vai é campeã do Carnaval paulista
A Vai-Vai conseguiu seu 13º título do Carnaval paulista após superar a Mocidade Alegre apenas na última nota da apuração no Sambódromo do Anhembi.
6 de fevereiro de 2008
Beija-Flor é bicampeã do Carnaval do Rio
A Beija-Flor de Nilópolis conquistou o bicampeonato do Carnaval carioca depois de ter seu título do ano passado investigado pela Polícia Federal após suspeitas de que o resultado teria sido manipulado.
8 de fevereiro de 2008
Menina é presa em cadeia masculina em Goiás
Um representante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) comprova a denúncia de que uma menina de 14 anos estava presa na Cadeia Pública de Planaltina (GO).
9 de fevereiro de 2008
Londres: controlado incêndio no mercado de Camden
O incêndio que atingiu neste sábado o mercado de Camden, um dos maiores e mais populares mercados de Londres, localizado no centro da cidade, foi controlado por bombeiros.
10 de fevereiro de 2008
EUA: Obama vence Hillary em 3 Estados nas prévias
Enquanto os republicanos mostraram que não estão tão certos de que o nome de John McCain seja o favorito do partido, os resultados democratas colocam Obama praticamente com Hillary. Obama venceu em três Estados.
13 de fevereiro de 2008
Ronaldo sofre lesão e deixa campo chorando em empate
Atacante Ronaldo, do Milan, sofre ruptura no tendão patelar do joelho esquerdo durante o empate por 1 a 1 da equipe rubro-negra contra o Livorno, no Estádio San Siro, em jogo adiado da 16ª rodada do Campeonato Italiano.
14 de fevereiro de 2008
Exclusivo: furtados dados sigilosos da Petrobras
Terra Magazine informa, com exclusividade, o roubo o furto de um disco rígido e dois notebooks com informações detalhadas e dados de pesquisas que levaram às recentes descobertas de petróleo e gás em águas profundas.
16 de fevereiro de 2008
'Tropa de Elite' ganha Urso de Ouro no Festival de Berlim
O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, ganha o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim. O diretor recebe o prêmio máximo do evento das mãos do presidente do júri, o diretor Constantin Costa-Gavras.
19 de fevereiro de 2008
Fidel Castro renuncia à presidência de Cuba
O líder de Cuba, Fidel Castro, 81 anos, renunciou à presidência do país, após 49 anos no poder. O irmão dele, Raúl Castro, permanece ocupando o cargo de forma interina.
23 de fevereiro de 2008
Queda de aeronave mata quatro em Belo Horizonte
Um avião de pequeno porte cai no Parque das Mangabeiras, região sul de Belo Horizonte, causando a morte dos quatro homens que estavam na aeronave.
25 de fevereiro de 2008
Hillary teria divulgado fotos de Obama "muçulmano"
Uma fotografia do pré-candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama tirada em 2006, durante uma viagem ao Quênia, ameaça levantar discussões sobre suas supostas raízes muçulmanas.
1 de março de 2008
Corpo de Raúl Reyes, das Farc, chega a Bogotá
O corpo de Raúl Reyes, porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e considerado o número dois da guerrilha, chegou a Bogotá a bordo de um avião da Força Aérea Colombiana (FAC). O embaixador do Equador na Colômbia, Francisco Suéscum, qualificou hoje de "ato de guerra" o ataque militar colombiano em território equatoriano, no qual foi morto o porta-voz internacional das Farc, "Raúl Reyes". Suéscum deu as declarações depois de sua chegada a Quito, após ser chamado para consultas por seu governo. Suéscum disse que "o massacre é um fato bárbaro, um fato de guerra, um fato contra a paz, a vida e aos direitos humanos".
2 de março de 2008
Colômbia pedirá desculpas ao Equador por invasão
O governo colombiano vai pedir desculpas ao Equador por ter entrado em seu território com unidades militares em uma operação que provocou a morte no último sábado do número dois das Farc, o guerrilheiro Raúl Reyes, afirmou hoje o porta-voz presidencial da Colômbia, César Mauricio Velásquez. Desta forma, Bogotá responde à nota de protesto do governo do presidente equatoriano, Rafael Correa, e à retirada de seu embaixador da capital colombiana, pelos fatos ocorridos no sábado.
2 de março de 2008
Medvedev tem 70% dos votos em eleição russa
Com 90% das urnas apuradas, o sucessor designado por Vladimir Putin, Dmitri Medvedev, tem 70% dos votos nas eleições presidenciais de hoje na Rússia, anunciou a Comissão Eleitoral Central.
11 de março de 2008
Obama vence Hillary na prévia democrata do Mississipi
O senador Barack Obama vence as primárias do Estado do Mississipi e aumenta sua vantagem sobre Hillary Clinton na disputa pela candidatura democrata à presidência dos Estados Unidos.
12 de março de 2008
NY: prostituta é estrela do escândalo que provocou renúncia
Aos 22 anos, Ashley Alexandra Dupré vira a estrela de um escândalo sexual que derrubou o governador de Nova York, Eliot Spitzer.
13 de março de 2008
Israel ataca Gaza após fim de trégua de militantes.
Aeronaves israelenses atacaram nesta quinta o norte da Faixa de Gaza, depois que militantes do grupo palestino Jhihad Islâmico interromperam uma trégua de 1 semana e lançaram foguetes contra o sul de Israel. O grupo acusou Israle de sabotar a trégua depois que soldados israelenses mataram quatro militantes palestinos na noite anterior em Belém, na Cisjordânia.
14 de março de 2008
Monges budistas cortam os pulsos em protesto
Dois monges budistas permanecem em estado crítico após cortarem os pulsos em sinal de "desespero" perto da capital do Tibete, Lhasa.
15 de março de 2008
Governo tibetano no exílio apela à ONU e pede compaixão à China
O governo tibetano no exílio pediu à ONU que investigue as circunstâncias dos tumultos registrados no Tibete nas últimas horas e as possíveis "violações dos direitos humanos" praticadas.
18 de março de 2008
Premiê chinês chama Dalai Lama de "hipócrita"
O premiê chinês, Wen Jiabao, acusou o Dalai Lama e seu entorno de ter organizado as revoltas da semana passada em Lhasa, a capital tibetana, e os chamou de "hipócritas" por defender o diálogo pacífico e ao mesmo tempo "estimular atos violentos".
23 de março de 2008
Arqueólogos descobrem estátua de rainha do Egito
Arqueólogos egípcios e europeus anunciaram a descoberta da estátua de uma antiga rainha faraônica no sítio de Colossi de Memnon, no sul do Egito. A peça pertencente a 18ª dinastia, tem 3,62 m.
24 de março de 2008
Senador confirma existência de dossiê contra FHC
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirma que o documento revela gastos considerados confidenciais do governo Fernando Henrique Cardoso. O parlamentar atribui a divulgação dos dados ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, sob chefia da Ministra Dilma Rousseff, que se vê forçada à depor no Congresso e negar que tenha feito um dossiê. Seu depoimento tornou-se histórico por rebater acusações e lembrar que foi vítima de tortura no governo militar por se recusar a delatar colegas guerrilheiros.
28 de março de 2008
Bush e Rudd pedem moderação a Pequim perante distúrbios
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, pediram hoje moderação à China na hora de enfrentar os distúrbios no Tibete e que o país dialogue com o Dalai Lama.
30 de março de 2008
Menina de 5 anos morre em prédio em SP
Isabella Nardoni de 5 anos é encontrada ferida, no dia 29, no jardim de um prédio na zona norte de São Paulo. Segundo os bombeiros, ela chegou a ser socorrida e levada para o Pronto-Socorro da Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
31 de março de 2008
Chama para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 desembarca na Praça da Paz Celestial .A tocha chegou à Praça da Paz Celestial, onde foi recebida pelos principais líderes do governo chinês e milhares de pessoas.
2 de abril de 2008
Isabella: polícia procura pai e madrasta de menina
A polícia procura o pai e a madrasta da menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, que morreu quando caiu do 6º andar de um prédio em São Paulo. Os policiais vão até a casa do pai de Alexandre Alves Nardoni.
3 de abril de 2008
Isabella: casal deixa IML e vai para DPs diferentes
O casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina Isabella Oliveira Nardoni, 5 anos, se entregam à polícia. Após fazerem exame de corpo de delito, eles são levados para delegacias diferentes.
6 de abril de 2008
Massa conquista 1ª vitória na temporada
Massa lidera praticamente de ponta a ponta e conquista o GP do Bahrein pelo segundo ano consecutivo. Além de se recuperar na temporada 2008 da Fórmula 1, o piloto da Ferrari atinge sexta vitória na carreira.
7 de abril de 2008
Após protestos, tocha é apagada em Paris
Jornada da tocha olímpica por Paris é marcada por uma série de incidentes caóticos devido a protestos de manifestantes pró-independência do Tibete. Objeto chega a ser apagado logo após o início do percurso.
14 de abril de 2008
Romário anuncia despedida do futebol profissional
Atacante Romário anuncia, de forma oficial, a sua despedida do futebol profissional. No Rio de Janeiro, o ex-jogador promete voltar aos campos apenas para disputar a sua partida de despedida, caso ela aconteça.
15 de abril de 2008
Papa: escândalo de pedofilia foi "uma vergonha"
O papa Bento XVI disse, no avião rumo aos Estados Unidos, que o escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos americanos foi "uma vergonha, que não deve se repetir".
19 de abril de 2008
Caso Isabella: casal é indiciado por homicídio doloso
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são indiciados por homicídio doloso triplamente qualificado pela Polícia Civil de São Paulo. A decisão foi tomada após 17 horas de depoimentos.
21 de abril de 2008
Paraguaios comemoram a vitória de Fernando Lugo
Dezenas de milhares de pessoas foram as ruas de Assunção para comemorar a vitória do ex-bispo católico Fernando Lugo nas eleições presidenciais, o que representa a queda do Partido Colorado após seis décadas no poder.
21 de abril de 2008
Mau tempo dificulta busca a padre desaparecido no mar em SC
O mau tempo registrado no litoral catarinense tem prejudicado as buscas ao padre Adelir Antônio de Carli, 41 anos, que levantou vôo neste domingo em Paranaguá, sul do Paraná, suspenso com cerca de mil balões de festa cheios de gás hélio.Ele tinha como destino a cidade de Ponta Grossa, mas acabou sendo desviado de seu trajeto pelo vento. No último contato feito com a Polícia Militar, ele estava a cerca de 30 quilômetros da ilha dos Tamboretes, localizada em São Francisco do Sul, litoral norte de Santa Catarina. Parte dos balões que ajudavam o padre a voar foi encontrada no mar por militares na noite de ontem. A chuva que atinge a região desde o início da madrugada comprometeu os trabalhos executados pela Corpo de Bombeiros, sob coordenação da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul. Um navio varredor percorre todo o litoral norte e os trabalhos estão sendo auxiliados por pescadores, em barcos particulares.
2 de abril de 2008
Rio tem novos 2.363 casos de dengue em um dia
De acordo com a nova atualização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro, divulgada hoje, mais 2.363 pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue nas últimas 24 horas. Com o número, as ocorrências sobem para 36.647. Segundo boletim divulgado no início da noite pela secretaria Estadual de Saúde, o número de vítimas da dengue no Rio de Janeiro apresentou aumento de 13.487 casos em uma semana. De acordo com a secretaria, 57.010 pessoas contraíram a doença este ano. O último relatório indicava um total de 43.523.
22 de abril de 2008
tremor de 5,2 graus é registrado em São Paulo
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter com epicentro a 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h de hoje. O epicentro foi registrado no mar, na costa do Estado, segundo informou o professor George França, do Instituto de Geociências e funcionário do observatório.
23 de abril de 2008
Hillary vence primárias na Pensilvânia e "respira"
A pré-candidata democrata Hillary Clinton disse na noite desta terça-feira que "a maré está mudando" nos Estados Unidos, após derrotar o senador Barack Obama nas primárias da Pensilvânia.
27 de abril de 2008
Austríaco prende filha em porão por mais de 20 anos
As autoridades austríacas investigam um caso de abuso e incesto de um pai que manteve sua filha presa por mais de 20 anos em um porão na cidade de Amstetten.
28 de abril de 2008
Travesti acusa Ronaldo; delegado acredita em golpe
Um travesti acusa o jogador Ronaldo Nazário de não pagar um programa e de fazer uso de cocaína. O acompanhante e o jogador prestam depoimento e o delegado diz acreditar que o travesti tentou extorquir R$ 50 mil do jogador.
29 de abril de 2008
Declarações de ex-pastor escandalizam Obama
Barack Obama disse estar "escandalizado" com as últimas declarações e o "espetáculo" oferecido na véspera por seu polêmico ex-pastor Jeremiah Wright.
1º de maio de 2008
Rússia envia mais soldados para região da Geórgia
Um contingente suplementar de soldados russos começou a desembarcar na região separatista da Abkházia, na Geórgia, afirmaram meios de comunicação da Rússia na quinta-feira.
A Rússia anunciou na semana passada o envio de cerca de mil soldados de uma força de paz àquela região a fim de responder ao que descreveu como sendo planos georgianos para um ataque. Os líderes pró-Ocidente da Geórgia consideraram o reforço um ato irresponsável e ilegal. O Ministério da Defesa da Rússia disse que o contingente suplementar permaneceria dentro do limite de 3 mil soldados permitido por um acordo de cessar-fogo assinado em 1994 dentro da Organização das Nações Unidas (ONU).
2 de maio de 2008
Mugabe sofre derrota histórica no Zimbábue
O presidente zimbabuano, Robert Mugabe, sofreu uma derrota histórica na eleição presidencial de 29 de março e volta a enfrentar seu rival, Morgan Tsvangirai, no segundo turno, anunciou a Comissão Eleitoral nesta sexta-feira.Trata-se de um golpe sem precedentes para Mugabe, de 84 anos, que está no poder na antiga Rodésia do Sul britânica desde 1980. Seu partido perdeu a maioria parlamentar pela primeira vez em 28 anos nas eleições legislativas, que também foram realizadas em 29 de março.
3 de maio de 2008
Pais de Madeleine mantêm esperança após 1 ano
Os pais de Madeleine McCann disseram que continuam convencidos de que sua filha ainda está viva, após um ano de seu desaparecimento em um resort português.
5 de maio de 2008
Número de mortos em Mianmar pode chegar a 10 mil
Quase 4 mil pessoas morreram e cerca de 3 mil ainda estão desaparecidas nas regiões de Mianmar afetadas pelo ciclone Nargis durante o último final de semana. O governo informou que o número pode chegar a 10 mil.
11 de maio de 2008
Desvendado mistério do buraco negro da Via Láctea
Usando satélites da Nasa, da ESA e do Japão, astrônomos japoneses encontraram resíduos de um pico de atividade do buraco negro conhecido como Sgr A+ a 300 anos-luz de sua localização incial.
12 de maio de 2008
China: terremoto derruba escola em Sichuan e mata crianças
Ao menos quatro crianças morreram e mais de uma centena ficaram feridas pelo desabamento de uma escola na cidade de Chongqing, na província chinesa de Sichuan, atingida por um terremoto de 7,8 graus na escala Richter. A China disse que um terremoto com epicentro na província de Sichuan, no sudoeste do país, matou cerca de 10 mil pessoas, segundo a agência estatal Xinhuan.
13 de maio de 2008
Ministra Marina Silva pede demissão do cargo
A ministra do Meio Ambiente Marina Silva encaminha carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo demissão do cargo. Marina pede para que o presidente a receba no Palácio do Planalto para tratar do assunto.
14 de maio de 2008
Governo confirma Minc como ministro do Meio Ambiente
A Presidência da República anuncia que o secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, será o novo ministro do Meio Ambiente do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele substitui Marina Silva, que pediu demissão.
17 de maio de 2008
Morre a escritora Zélia Gattai aos 91 anos em Salvador
Morre aos 91 anos a memorialista, romancista e fotógrafa Zélia Gattai, no Hospital da Bahia, em Salvador, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Zélia era viúva do também escritor Jorge Amado.
18 de maio de 2008
Milan não libera Kaká para Jogos Olímpicos
Adriano Galliani, dirigente do Milan, anuncia veto do clube italiano à presença do meio-campista Kaká nos Jogos Olímpicos de Pequim. Cartola diz que não é “justa” a liberação do jogador para a Seleção Brasileira.
22 de maio de 2008
“Indiana Jones e o reino da caveira de cristal”estréia nos cinemas: Harrison Ford ataca novamente. E contamos com Steven Spielberg para nos conduzir a esta nova aventura do arqueólogo mais famoso do cinema.
24 de maio de 2008
Fundador das Farc está morto, diz ministro colombiano
O chefe máximo e fundador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Pedro Antonio Marín, conhecido como Tirofijo, está morto, afirmou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos.
29 de maio de 2008
STF libera pesquisa com células-tronco embrionárias
Em uma votação controversa, por seis a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) libera a utilização de células-tronco embrionárias para aplicação em pesquisas científicas e terapias.
7 de junho de 2008
Hillary abandona campanha e declara apoio a Obama
A senadora Hillary Clinton anunciou sua desistência na campanha pela indicação do Partido Democrata para disputar a presidência dos EUA. Ela anunciou que oferece apoio total ao vencedor das primárias, o senador Barack Obama.
12 de junho de 2008
SP: homens levam 4 obras da Estação Pinacoteca
Três homens invadem a Estação Pinacoteca, em São Paulo, e levam quatro obras que estavam expostas no local. Os quadros pertencem à Fundação Nemirovsky e estavam sob os cuidados da Pinacoteca de São Paulo.
16 de junho de 2008
Decretada prisão de 11 militares no Rio
A Justiça decreta a prisão temporária, por 30 dias, de 11 militares por suspeita de envolvimento na morte de três jovens moradores do morro da Providência, no Rio. Eles já estavam presos administrativamente pelo Exército.
21 de junho de 2008
Parceiro de sargento gay deixa prisão após 8 dias
O sargento Fernando Alcântara de Figueiredo, companheiro do sargento Laci Marinho de Araújo, é solto após oito dias de prisão, em Brasília. Os dois sargentos assumiram publicamente um relacionamento homossexual.
24 de junho de 2008
SP: morre a ex-primeira-dama Ruth Cardoso
A ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso, 77 anos, morreu em sua casa, em São Paulo, às 20h40, vítima de uma arritmia cardíaca grave, decorrente de uma doença coronariana. A ex-primeira-dama Ruth Cardoso foi enterrada por volta das 10h30 de 26/06 no cemitério da Consolação, em São Paulo. O cortejo que acompanhou o caixão saiu da Sala São Paulo, onde o corpo era velado.
27 de junho de 2008
Gates se despede de chefia executiva da Microsoft
Depois de 33 anos no controle da Microsoft, Bill Gates deixou seu cargo de presidente-executivo, cumprindo o anúncio que havia feito há dois anos. Steve Ballmer passa a responder pela presidência da Microsoft.
2 de julho de 2008
Após seis anos, Ingrid Betancourt é resgatada
O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou em um comunicado nesta quarta-feira que 15 reféns das Farc foram resgatados, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt. A ex-refém das Farc Ingrid Betanmcourt reencontrou os filhos Mélanie e Lorenzo e o ex-marido, Fabrice Delloye, no terminal militar do aeroporto de Bogotá no dia 3.
7 de julho de 2008
Rio: mãe e filho de 3 anos são baleados em tiroteio
Um menino de 3 anos morre após ser baleado durante uma perseguição policial na Tijuca, no Rio. Ele estava no carro com a mãe e o irmão e, de acordo com testemunhas, o veículo teria sido confundido com o carro de bandidos.
8 de julho de 2008
PF prede Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta em SP
O banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas são presos pela Polícia Federal na Operação Satiagraha. Eles são suspeitos de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal. O banqueiro Daniel Dantas foi solto no dia 10 e é preso novamente por ordem do juiz Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de SP. Ele havia sido solto pela manhã, com um habeas-corpus concedido pelo presidente do STF, Gilmar Mendes. O ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas deixam a carceragem da Polícia Federal em São Paulo no dia 11. O presidente do STF, Gilmar Mendes, atendeu aos pedidos dos advogados e determinou a expedição do alvará de soltura.
13 de julho de 2008
Missa reúne Marta, Alckmin e Kassab em São Paulo
Uma missa em homenagem aos 30 anos de ordenação do padre Ticão reúne três dos principais candidatos à prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM).
16 de julho de 2008
Cacciola inicia viagem de extradição ao Brasil
Após 8 anos foragido, o ex-banqueiro do Marka, Salvatore Cacciola, inicia a viagem de extradição ao Brasil. Ele sai de Mônaco para Nice (França), de helicóptero. De lá, embarca para o Brasil.
18 de julho de 2008
“Batman - The Dark Knight”: O diretor Christopher Nolan ataca novamente com a história de Batman (Christian Bale). Desta vez o herói morcego e o Comissário Gordon (Michael Cane) têm de enfrentar um vilão com um terrível senso de humor: o Coringa, vivido por Heth Ledger.
19 de julho de 2008
Morre aos 101 anos a atriz Dercy Gonçalves
Morre aos 101 anos a atriz Dercy Gonçalves, vítima de pneumonia. Ela estava internada no hospital São Lucas, no Rio, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que gerou uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.
21 de julho de 2008
Detido ex-chefe militar sérvio-bósnio Radovan Karadzic
O ex-chefe militar sérvio-bósnio Radovan Karadzic, chamado "Carniceiro da Bósnia", principal acusado pelo genocídio de Srebrenica, que matou quase 8 mil pessoas em 1995, foi detido pelos serviços de segurança sérvios.
22 de julho de 2008
Astro de 'Batman' é preso acusado de agredir a mãe
O ator Christian Bale, que faz o papel principal no novo filme do Batman, é preso em Londres, acusado de agredir a mãe e a irmã antes de uma das premières do longa. A agressão teria acontecido em um apartamento de Londres.
25 de julho de 2008
Correa recebe Constituição e denuncia boicote
O presidente do Equador, Rafael Correa, recebeu na sexta-feira o texto constitucional que será submetido a referendo, o qual ele disse haver "mil razões" para aprovar.
30 de julho de 2008
Gil deixa Cultura; Lula deve efetivar Juca Ferreira
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, formaliza pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em seu lugar assume interinamente o secretário-executivo da pasta, Juca Ferreira.
4 de agosto de 2008
Avião cai sobre casa nos EUA e deixa quatro mortos
Um avião pequeno caiu sobre uma casa na cidade de Gearhart, no Estado americano do Oregon. Duas pessoas que estavam a bordo da aeronave e duas crianças que estavam na residência morreram no acidente.
8 de agosto de 2008
China abre Jogos com espetáculode tecnologia e luzes
Tecnologia, luzes e a força de 14 mil artistas dão o tom da Cerimônia de Abertura da Olimpíada de 2008, em Pequim. Ao todo são 44 mil lâmpadas, 10 mil metros de fibra óptica, 11.456 mil fogos de artifício fazem a festa de abertura.
10 de agosto de 2008
Caos reina em cidade da Geórgia depois de batalha
Apenas o rumor da artilharia distante quebrava o silêncio que envolvia Tskhinvali neste domingo, mas os habitantes da principal cidade da região rebelde da Ossétia do Sul se perguntavam quanto tempo iria durar a calma relativa.
12 de agosto de 2008
Tbilisi: georgianos fazem manifestação pró- Saakashvili
Pelo menos 150 mil manifestantes apoiaram o presidente georgiano, Mikheil Saakashvili, do lado de fora do Parlamento da Geórgia. O protesto demonstra apoio ao confronto com a Rússia.
15 de agosto de 2008
Cielo conquista primeiro ouro do Brasil em Pequim
César Cielo conquista a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos de Pequim. Vencedor da prova dos 50 m livre disputada no Cubo d'Água, com o tempo de 21s30, nadador ouve, do lugar mais alto do pódio, o hino nacional.
16 de agosto de 2008
Morre o compositor Dorival Caymmi aos 94 anos
O cantor e compositor Dorival Caymmi, 94 anos, morre em sua casa no Rio. Caymmi lutava contra um câncer renal e seu estado de saúde teria piorado quando a mulher, Stella Maris, entrou em coma, quatro meses antes.
17 de agosto de 2008
No revezamento, Phelps ganha 8º ouro e bate Spitz
Michael Phelps conquista sua oitava medalha de ouro nos Jogos de Pequim. Ao vencer a prova do revezamento 4x100 m, nadador bate marca histórica de Mark Spitz, que ganhou sete ouros na Olimpíada de 1972, em Munique.
18 de agosto de 2008
Após confusão com vara, Fabiana Murer dá adeus
Fato inusitado ajuda a encerrar uma das esperanças brasileiras de medalha em Pequim. No Ninho de Pássaro, Fabiana Murer reclama do sumiço de sua vara. Sem o artefato, atleta volta à disputa, mas não consegue superar 4,65 m.
18 de agosto de 2008
Pressionado, Musharraf renuncia à Presidência do Paquistão.
O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, anunciou nesta segunda-feira, 18, sua renúncia em discurso transmitido pela TV para todo o país. Ele estava no poder desde um golpe de Estado, em 1999, e vinha sofrendo pressões da coalizão que governava o país desde fevereiro, que ameaçava pedir o seu impeachment. Segundo Musharraf, a renúncia serve para impedir uma batalha que prejudicaria os interesses do país. O presidente ainda afirmou que deixa a cena política sabendo que fez o que fez pelo povo e pelo Paquistão. "Espero que o povo me perdoe pelos meus erros. Meu destino está nas suas mãos", disse. O presidente do Senado do Paquistão, Mohammedmian Soomro, assumiu a Presidência interina do país. Ele deve permanecer no cargo até a realização de novas eleições, algo que a Constituição prevê que sejam realizadas em um prazo de até dois meses.
19 de agosto de 2008
Argentina goleia e afunda Seleção de Dunga
Argentina derrota Brasil por 3 a 0, pela semifinal do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos, no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim, e adia mais uma vez o sonho do time verde e amarelo em conquistar o ouro olímpico.
20 de agosto de 2008
Madri: acidente com avião mata pelo menos 153
Um avião da companhia Spanair sofreu um acidente nesta quarta-feira enquanto decolava do Aeroporto de Barajas, na capital espanhola. Cento e cinqüenta e três pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas no desastre.
21 de agosto de 2008
Scheidt e Prada ganham prata na classe Star
Robert Scheidt e Bruno Prada conquistam a medalha de prata na disputa da classe Star dos Jogos Olímpicos de Pequim. Com o resultado, Scheidt perde a chance de se tornar o primeiro tricampeão olímpico brasileiro.
22 de agosto de 2008
Por um centímetro, Maurren leva o ouro no salto em distância
Maurren Maggi cumpre bem seu papel nos Jogos Olímpicos. Na final do salto em distância, atleta atinge a marca de 7,04 metros e conquista a medalha de ouro por um centímetro de vantagem sobre a russa Tatyana Lebedeva.
23 de agosto de 2008
Seleção feminina faz história e conquista ouro no vôlei
Após quatro semifinais olímpicas consecutivas com derrotas, Seleção Brasileira feminina de vôlei faz 3 sets a 1 sobre os Estados Unidos e garante a medalha de ouro pela primeira vez na história.
25 de agosto de 2008
Israel liberta 198 presos como gesto de boa vontade
Israel libertou nesta segunda-feira cerca de 200 presos palestinos como gesto de boa vontade em relação ao governo presidido por Mahmoud Abbas.
26 de agosto de 2008
Presos quatro suspeitos de tentar matar Obama
Quatro pessoas foram detidas em Denver e a Polícia está investigando se estavam planejando tentar assassinar Barack Obama, informaram os meios de comunicação locais que citaram fontes policiais.
28 de agosto de 2008
Obama é oficializado como candidato à presidência dos EUA
Barack Obama aceitou a indicação do Partido Democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos, com "muita gratidão e grande humildade", na abertura de seu discurso para quase 80 mil pessoas reunidas em Denver.
29 de agosto de 2008
McCain escolhe governadora do Alasca como vice
A governadora do Alasca, Sarah Palin, foi escolhida nesta sexta-feira pelo aspirante republicano à Casa Branca, John McCain, candidata à vice-presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.
30 de agosto de 2008
Revista: gravação aponta grampo a Gilmar Mendes
A gravação de um diálogo entre os presidente do STF, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), no dia 15 de julho, aponta que a Abin grampeou as ligações do ministro. A informação é da revista Veja.
1 de setembro de 2008
Após grampos, Lula afasta toda a cúpula da Abin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determina o afastamento de toda a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
2 de setembro de 2008
Pólo Norte vira ilha pela 1ª vez em 125 mil anos
Imagens de satélite captadas pelo Instituto de Física Ambiental da Universidade de Bremen, na Alemanha, comprovam que o Pólo Norte se tornou uma ilha no meio do oceano, um fato nunca visto nos últimos 125 mil anos.
3 de setembro de 2008
vc repórter: avião sai da pista em Congonhas
O avião bimotor da companhia Ultrafarma Saúde, de pequeno porte, derrapa na pista do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, no momento em que iria decolar.
3 de setembro de 2008
Manifestantes desafiam exceção e pedem renúncia de premiê na Tailândia.
Os manifestantes que ocupam há nove dias a sede do governo da Tailândia desafiaram nesta quarta-feira o estado de exceção e continuaram reunidos, enquanto condicionaram qualquer negociação à renúncia do primeiro-ministro, Samak Sundaravej.
A primeira noite do estado de exceção na capital tailandesa transcorreu sem atos de violência entre as forças de segurança e opositores. O estado de exceção declarado ontem proíbe qualquer reunião pública de mais de cinco pessoas. O chefe do Exército, o general Anupong Paochinda, aposta no diálogo para resolver o conflito em vez de tirar os manifestantes à força da sede do governo. "Nossa postura é firme: Sundaravej deve renunciar. Enquanto isso não acontecer não falaremos com ninguém", disse Sonthi Limthongkul, fundador da APD (Aliança do Povo pela Democracia), a legenda opositora que liderou os protestos. Ontem, o grupo anunciou que os ativistas se dispersariam num prazo de 48 horas. Sundaravej disse que o Exército encontrará uma maneira de dispersar os manifestantes, mas não descartou a possibilidade de os militares tentarem aproveitar a situação para inciar um novo golpe de Estado, como ocorreu em 2006, quando derrubaram Thaksin Shinawatra durante protestos da APD.
4 de setembro de 2008
Vice de McCain se compara a pitbull e ataca Obama
Sarah Palin se diz uma "hockey mom", ou seja, uma americana média típica e mãe de um jovem praticante de hóquei. Ela afirmou que só existe uma diferença uma "hockey mom" e um pitbull: o batom.
6 de setembro de 2008
Preso casal suspeito de esquartejar irmãos em SP
Os corpos foram descobertos por lixeiros, que acharam os membros junto a detritos quando faziam a coleta. O pai e a madrasta dos jovens teriam asfixiado os garotos com sacos plásticos antes de esquartejá-los.
7 de setembro de 2008
Brasil vence Chile por 3 a 0 e alivia pressão sobre Dunga
Pelas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010, Seleção Brasileira vence e ultrapassa rival Argentina na classificação para o Mundial da África do Sul.
9 de setembro de 2008
Apple apresenta novos modelos de iPod Touch e iPod Nano
No evento Let's Rock, realizado nos EUA, o presidente da Apple Steve Jobs anunciou diversas novidades nos produtos da empresa, com destaque para as mudanças no iPod Nano e no iPod Touch, que ganhou novos recursos.
9 de setembro de 2008
Tribunal Constitucional da Tailândia determina renúncia do governo Sundaravej .
O primeiro-ministro tailandês, Samak Sundaravej, que se recusara a deixar o poder apesar dos violentos protestos contra seu governo, terá que renunciar, junto a seu gabinete, por decisão do Tribunal Constitucional. Os nove juízes do Tribunal Constitucional da Tailândia determinaram que Samak - fã de cozinha e conhecido gastrônomo - infringiu a Constituição ao aceitar ser remunerado por uma empresa privada para apresentar dois programas culinários na televisão.
"O Tribunal Constitucional julgou por unanimidade que o primeiro-ministro Samak Sundaravej violou o artigo 267 da Constituição. Por este motivo cessam suas funções ministeriais", afirma o veredicto. "Como o status ministerial de Samak cessa, o conjunto de seu governo deve sair", acrescenta.No entanto, o tribunal explicou que o governo pode permanecer à frente do país por 30 dias, até que o Parlamento eleja um novo premiê.
10 de setembro de 2008
Acelerador de partículas é inaugurado com sucesso
Aquela que é considerada a experiência científica do século - o início do funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo, concebido para explorar os enigmas do Universo - começou com sucesso na Suíça.
13 de setembro de 2008
Boeing cai e mata todos os 88 ocupantes na Rússia
Um avião da companhia aérea russa Aeroflot caiu em Perm, cidade perto dos Montes Urais, acidente no qual morreram seus 88 ocupantes, 83 passageiros e cinco tripulantes, informaram as autoridades da Rússia.
15 de setembro de 2008
A quebra do Lehman Brothers, o segundo maior banco de investimentos dos Estados Unidos, fundado há 158 anos, levou o maior pânico já visto em Wall Street em décadas. O anúncio do colapso do Lemon Brothers provocou instabilidade nas bolsas do mundo inteiro. O fato de ter ocorrido alguns dias depois de uma operação de US$ 50 bilhões, por meio da qual outro gigante das finanças - o Merrill Lynch - teve de ser "engolido" pelo Bank of América, contribuiu para maior instabilidade dos mercados.
16 de Setembro de 2008
O federal reserve (FED) decide que o impacto da falência da seguradora AIG teria um custo muito grande e empresta US$ 85 bilhões à empresa;
17 de setembro de 2008
Começam eleições para escolher sucessor de Olmert
A escolha de um novo líder do partido israelense Kadima começou com a abertura das 114 urnas onde os 74 mil filiados da legenda votarão. A ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni é a favorita na disputa eleitoral.
18 de Setembro de 2008
- Bancos Centrais na Europa e nos EUA começam a injetar bilhões de dólares na tentaiva de desatar o nó do crédito. Governo americano prepara pacote e mercados reagem com euforia. A Bovespa dispara 9,6%. O Presidente Lula afirma "os palpiteiros estão quebrando". O BC tenta conter o avanço do dólar;
20 de setembro de 2008
Paquistão: bomba em hotel mata pelo menos 40
Um possível carro-bomba causou uma enorme explosão fora do hotel Marriot, na capital paquistanesa, e pelo menos 40 pessoas morreram, informou um chefe de polícia local.
21 de setembro de 2008
Olmert anuncia pedido de renúncia como premiê
Ao lado da ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, escolhida para sucedê-lo à frente do partido, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, anunciou seu pedido de renúncia, informaram os meios israelenses.
22 de Setembro de 2008
- Goldam Sachs e Morgan Stanley deixam de ser apenas Bancos investimento e viram Bancos comerciais.
25 de setembro de 2008
China lança nave que fará missão espacial histórica
A China lançou a nave espacial chinesa Shenzhou VII, que realiza a terceira missão tripulada do país. A missão é histórica já que, pela primeira vez, um cosmonauta chinês fará uma caminhada espacial.
25 de Setembro de 2008
- Quebra a maior entidade financeira da história dos EUA, o Washington Mutual. O governo assume o controle do Banco e propõe a venda de urgência para o concorrente JP Morgan;
26 de setembro de 2008
Debate é ameno sobre crise e acirrado sobre guerra
Marcado pelo impasse antes mesmo de seu começo, o primeiro debate entre os candidatos à presidência dos EUA, foi palco de discurso ameno por parte de Obama e McCain ao falarem sobre a crise do sistema financeiro.
28 de setembro de 2008
SP: candidatos partem para o ataque em debate
O penúltimo debate da disputa pela prefeitura de São Paulo no primeiro turno é pela ‘TV Record’. Há uma semana das eleições municipais, os candidatos mais bem colocados nas pesquisas partem para o ataque direto.
28 de Setembro de 2008
- Líderes da Casa Branca e do Congresso fecham acordo para resgate financeiro de US$ 700 bilhões. A idéia é comprar os títulos podres (subprimes) dos bancos, originários da crise imobiliária;
29 de setembro de 2008
- A Câmara de Deputados dos EUA rejeita o pacote e a crise se alastra na Europa. A Grã-Bretanha nacionaliza um banco e a Alemanha ajuda outro. A Bolsa de Nova York despensa quase 7%. Na Bovespa é acionado o "circuit break", mecanismo que suspende os negócios temporariamente quando a Bolsa cai 10%. A Bolsa paulista fecha a menos 9,4%;
30 de Setembro de 2008
-Senado toma frente, inclui medidas eleitorais para adoçar o programae aprova pacote. Três dias depois, a Câmara faz o mesmo. Mas as dúvidas sobre o plano persistem. Lula muda o discurso e admite que a crise "e muito séria";
30 de setembro de 2008
Mais de 140 morrem pisoteados em templo na Índia
Pelo menos 147 pessoas morreram pisoteadas e outras 150 ficaram feridas em um templo hindu na cidade de Jodhpur, no Estado indiano do Rajastão, ao norte do país.
6 de outubro de 2008
Eleição é definida no primeiro turno em 15 capitais
Quinze capitais brasileiras definem o resultado das eleições no 1º turno. Fortaleza, Curitiba, Recife, Goiânia, Campo Grande, Maceió, Natal, Teresina, João Pessoa, Porto Velho, Vitória, Rio Branco e Aracaju já tem prefeito definido.
7 de outubro de 2008
Obama e McCain encaram eleitores e trocam farpas
O segundo debate entre os candidatos à presidência dos EUA, realizado na cidade de Nashville, foi marcado pelo primeiro contato direto dos senadores Barack Obama e John McCain com os eleitores indecisos.
07 de Outubro de 2008
- Os governos europeus tentam medidas isoladas, mas sem efeito. Na primeira semana de outubro, os mercados seguem despencando. No dia 06, a Bovespa tem dois circuts breakers. No Brasil, o BC anuncia medida de ajuda a exportadores e banco e faz leilões para tentar conter a alta do dólar, que chega a R$ 2,31;
08 de Outubro de 2008
- Seis bancos centrais (EUA, União Européia, Inglaterra, Canadá, Suiça e Suécia) agem em conjunto e corta, cada um, a taxa de juro em meio ponto. Mas os mercados financeiros acham pouco e continuam a cair. O Presidente Lula afirma "esse tsunami finaceiro que está invadindo o mundo, quando chegar no Brasil será apenas uma marolinha que não vai dar nem para surfar !";
10 a 12 de Outubro de 2008
- Com as reuniões de emergência entre líderes mundiais, fica definida uma ação concertada contra a crise. Nenhum banco ou instituição financeira que possa causar risco sistêmico será deixada quebrar
13 de Outubro de 2008
- Governos Europeus detalham os planos de resgate que injetam dinheiro nos bancos, com possibilidade de estatização. O valor supera US$ 2,3 trilhões. Os mercados saem do abismo e vão à euforia. A Bovespa sobe 14,7%. O BC libera os Bancos de parcela do Compulsório como forma de alimentar o processo de crédito no mercado brasileiro.
14 de outubro de 2008
Rapaz mantém reféns ex-namorada e amiga há 25 horas
Lindemberg Fernandes Alves, 22 anos, mantém refém sua ex-namorada Eloá e uma amiga dela, Nayara, as duas de 15 anos, em um apartamento de um conjunto habitacional em Santo André, no Grande ABC, em São Paulo.
14 de Outubro de 2008
- Os EUA oficializam a mudança de rumo em seu pacote e destinam US$ 250 bilhões para a compra de ações preferenciais (àquelas que dão direito à preferência na distribuição de lucros e dividendos mas não dão direito a voto) dos bancos
15 de Outubro de 2008
- O presidente do FED, Ben Bemanke, diz que só os planos não bastam para recuperar os mercados e saem indicadores mostrando a recessão nos EUA. O barril de petróleo fecha em US$ 74,00 (em julho era US$ 143). Bovespa tem seu quito circuit breaker na crise e caumula perda de 42,3% neste ano. Desde 15 de setembro, as quedas das bolsas representam perdas de US$ 13 trilhões. Como os bancos brasileiros não liberam os recursos através de crédito da retenção do compulsório, o presidente Lula ameaça os Bancos de sanções e de recolhimento dos valores excedentes;
15 de outubro de 2008
Crise, provocações e Brasil marcam último debate
A grave crise financeira que atinge os EUA, uma referência ao etanol brasileiro e um tom ameno mas provocativo marcaram o último debate presidencial dos EUA entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.
16 de outubro de 2008
PM confirma que ex-refém voltou para o apartamento
A PM confirma que a menina Nayara voltou ao cativeiro onde Lindemberg Alves, 22 anos, mantém refém a ex-namorada Eloá, 15 anos, desde as 13h30 do dia 13 de outubro. Nayara havia sido libertada na noite do dia 14.
16 de Outubro de 2008
- Os 27 países da União Européia (UE) aprovaram nesta quinta-feira o plano de ajuda financeira aos bancos da região, anunciado no domingo, e afirmaram estar "determinados" a tomar agora medidas para ajudar a indústria e frear a desaceleração econômica. Suíça ajuda maior banco do país e garante depósitos bancários. Cingapura garantirá todos os depósitos bancarios. Wall Street se recupera no fim do pregão; Dow Jones avança 4,7%. A Bovespa cai 1% e dólar avança para R$ 2,16;
17 de outubro de 2008
PM invade imóvel e prende seqüestrador
Policiais invadem o apartamento da adolescente Eloá, feita refém desde as 13h30 do dia 13 de outubro em um conjunto habitacional na cidade de Santo André.A jovem e a amiga Nayara deixaram o local de maca e Lindemberg é preso.
19 de outubro de 2008
Médicos confirmam morte cerebral de Eloá
O secretário de Saúde de Santo André confirma a morte cerebral da jovem Eloá Pimentel, 15 anos, que foi baleada na cabeça e na virilha, depois de 101 horas de cárcere privado imposto pelo ex-namorado Lindenberg Alves.
20 de outubro de 2008
Cerca de 30 mil passam por velório de Eloá
Cerca de 30 mil pessoas passam pelo velório de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, morta depois de ser feita refém por 101 horas. Ao menos 13 pessoas passam mal durante a cerimônia e duas têm que ser removidas.
21 de outubro de 2008
Eloá é enterrada; milhares prestam homenagens
O corpo de Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, é enterrado no Cemitério Santo André, bairro Vila Humaitá, em Santo André, no ABC paulista. A cerimônia é acompanhada por uma multidão, que seguiu em cortejo até o cemitério.
22 de outubro de 2008
Nayara recebe alta e depõe no hospital em SP
Nayara Silva, 15 anos, recebe alta às 14h30, após fazer uma cirurgia para a retirada de uma placa que fazia a sustentação do maxilar. Ela presta depoimento e afirma não ter ouvido o tiro antes da explosão da porta do apartamento.
25 de outubro de 2008
Corinthians derrota Ceará e volta à elite
Quase 11 meses depois de cair para a Série B diante do Grêmio, Corinthians garante seu retorno à elite do futebol brasileiro. Com uma vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, no Pacaembu, time paulista está de volta à Série A.
26 de outubro de 2008
Gilberto Kassab é eleito prefeito de São Paulo
O atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), da coligação São Paulo no Rumo Certo (PR-PMDB-PRP-DEM- PV-PSC) é eleito prefeito da capital paulista com 60,72% dos votos válidos. Marta Suplicy (PT) obteve 39,28%.
2 de novembro de 2008
Massa vence GP do Brasil; Hamilton é campeão
Massa vence, pela segunda vez, o GP do Brasil. Porém, título da F-1 é de Hamilton, que com uma prova cautelosa e um susto nas últimas voltas, termina em quinto lugar na última curva, o suficiente para estragar a festa brasileira.
3 de novembro de 2008
Commerzbank receberá injeção de capital de euro; 8,2 bilhões do governo alemão: junto ao prejuízo de euro; 285 milhões reportado no terceiro trimestre deste ano, banco pediu auxílio ao fundo de resgate criado pela Alemanha em outubro.Lucro do Société Générale cai 84% no terceiro trimestre: ganhos passaram de euro;1,12 bilhão em 2007 para euro; 183 milhões no trimestre encerrado em setembro de 2008, impactado por baixas contábeis de euro; 1,4 bilhão.Com mercado turbulento, fundo norte-americano KKR adia IPO pela segunda vez: oferta inicial de ações da companhia, inicialmente planejada para ocorrer até o final deste ano, já havia sido adiada no mês de julho.Comissão Européia vê futuro nebuloso e recuo do PIB no terceiro trimestre: braço executivo da UE também prevê crescimento de 1% na taxa de desemprego do continente em 2009 e 2010, depois de estar no menor nível em uma década.Portugal nacionaliza banco e anuncia injeção adicional de euro; 4 bilhões no mercado: recursos serão transferidos do governo ao mercado via ações preferenciais; medida segue injeção de euro; 20 bilhões aprovada em 20 de outubro.Coréia do Sul lança pacote de US$ 11 bilhões no combate à crise: pacote inclui medidas como corte de gastos e impostos e impulsionou desempenho das bolsas asiáticas no pregão.Tesouro dos EUA detalha investimento direto em instituições financeiras: companhias interessadas deverão preencher sete formulários distintos até dia 14 de novembro para participar do programa.Vale desiste de pedido de reajuste adicional a clientes asiáticos, diz Baosteel: de acordo com grupo chinês, cenário de desaceleração econômica no mundo levou mineradora a desistir de reajuste no preço do minério de ferro.
3 de novembro de 2008
Avó materna de Barack Obama morre no Havaí
A avó do candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, morreu de câncer, pouco mais de uma semana depois de o candidato interromper sua campanha na corrida pela Casa Branca para se despedir dela no Havaí.
4 de novembro de 2008
JPMorgan projeta tempos difíceis para 2009 e só vê recuperação após dois anos: a instituição reportou lucro líquido de US$ 527 milhões entre julho e setembro deste ano, montante 84% inferior aos US$ 3,4 bilhões apresentados no mesmo período de 2007.
EUA: vendas de automóveis caem 32% em outubro e obtêm pior nível em 25 anos: performance pior foi registrada somente em fevereiro de 1983; declínio foi liderado por baixa de 45% no volume comercializado pela General Motors.Crise financeira se agrava e Swiss Re registra primeiro prejuízo em seis anos: perdas foram de 304 milhões de francos suíços, cerca de US$ 259 milhões; no mesmo período do ano passado, empresa havia reportado lucro de 1,47 bilhão de francos suíços.
5 de novembro de 2008
Obama é eleito o primeiro presidente negro dos EUA
O senador Barack Obama, fez o discurso como vencedor na corrida pela presidência dos EUA. Aos 47 anos, Obama, filho de um queniano e uma americana, é o primeiro negro a ocupar o mais alto posto do governo dos EUA.
7 de novembro de 2008
Posição de caixa da GM atinge nível mínimo para continuidade das operações: após prejuízo operacional de US$ 4,2 bilhões no terceiro trimestre, empresa estima necessidade de, no mínimo, US$ 5 bilhões imediatos para recompor sua situação de caixa.Ford registra prejuízo operacional de US$ 2,98 bilhões no terceiro trimestre: prejuízo líquido da companhia somou US$ 129 milhões, ou cerca de US$ 0,06 por ação.PIB preocupa e faz Banco da Coréia cortar juro em 25 pontos-base, para 4% a.a.: somente durante os últimos trinta dias, taxa básica de juro do país foi reduzida em um total de 1,25 ponto percentual, ao passar de 5,25% ao ano para 4% ao ano.
Islândia pode receber US$ 6 bilhões de países e do FMI, afirma ministro da Polônia: Banco Central da Islândia prevê uma retração na economia de 8,3% no próximo ano, enquanto que expectativa anterior era de um recuo de 2%.
7 de novembro de 2008
Daniel Craig revive o agente secreto mais famoso do cinema britânico com a estréia de 007- Quantum of Solace.
8 de novembro de 2008
China anuncia pacote de estímulo à economia no valor de US$ 586 bilhões: investimentos serão concentrados em áreas como infra-estrutura rural, habitação para baixa renda e transporte; plano não prevê corte de impostos.Mais duas quebras de bancos levam sistema financeiro dos EUA a 19 falências no ano: novas instituições a quebrarem foram a Franklin Bank e o Security Pacific, que juntos, detinham um total de ativos de cerca de US$ 5,6 bilhões.
10 de novembro de 2008
Obama e Bush concluem reunião na Casa Branca
O presidente dos EUA, George W. Bush, e seu sucessor, Barack Obama, concluíram uma reunião privada no Salão Oval da Casa Branca, que se prolongou por duas horas. Nenhum dos dois se pronunciou à imprensa sobre o encontro.
12 de novembro de 2008
General Electric recebe ajuda da FDIC para assegurar US$ 139 bilhões em dívida: esta foi a segunda vez em um mês que a GE recorreu a um programa federal destinado a ajuda de companhias prejudicadas pela crise de crédito internacional.Paulson desiste da compra de ativos podres e altera foco do pacote para o capital privado: meta dos US$ 700 bilhões agora é estimular o crédito e impulsionar o capital privado através de investimentos que minimizem os custos de empréstimo ao consumidor.Confiança do consumidor no Japão em outubro recua ao nível mais baixo da história: pacote de US$ 20 bilhões anunciado recentemente pelo governo não impediu que índice caísse de 31,4 pontos em setembro para 29,4 pontos em outubro.Desemprego no Reino Unido cresce ao maior ritmo dos últimos 16 anos em outubro: taxa de 3% é a mais alta desde o final de 2006; já número de pedidos de auxílio-desemprego atingiu nível mais elevado desde março de 2001.ING registra prejuízo de euro; 478 milhões, o primeiro de sua história: ajudada recentemente pelo governo holandês com euro; 10 bilhões, companhia foi penalizada por baixas contábeis que somaram euro; 1,51 bilhão.Banco Mundial assegura US$ 100 bilhões para países em desenvolvimento: instituição estima que a cada perda de 1 ponto percentual de crescimento, 20 milhões de pessoas são levadas à pobreza.
13 de novembro de 2008
Execuções de hipotecas nos EUA avançam pelo 34ordm mês consecutivo em outubro: avisos de inadimplência somaram 279.561, o que corresponde a um incremento de 5% frente a setembro e de 25% em relação ao ano passado.BC altera regra e bancos não pagarão compulsório adicional em dinheiro: a partir de 1º de dezembro, recolhimento exigido dos bancos sobre os depósitos à vista, à prazo e sobre a poupança passará a ser em títulos públicos federais.PIB da Alemanha cai mais que o esperado e traz país para o campo recessivo: este foi o segundo trimestre de recuo na atividade econômica alemã, seqüência não vista desde 1996.Produção industrial da China avança 8,2% em outubro, menor taxa desde 2001: abaixo das projeções, dados aumentam especulações sobre novo corte no juro básico do país, que seria o quarto em apenas dois meses.
14 de novembro de 2008
Freddie Mac tem perdas recordes e pede ao Tesouro US$ 13,8 bilhões: prejuízo de US$ 25,3 bilhões faz índice de solvência da companhia hipotecária despencar e ficar negativo; papéis que eram negociados a US$ 47,00 há cerca de ano estão sendo cotados abaixo dos US$ 0,75.
Zona do Euro: PIB cai 0,2% e economia entra oficialmente em recessão: depois da Alemanha, foi a vez de Itália e Espanha entrarem na lista dos países em recessão; entre as maiores economias do bloco, somente a França mostrou expansão.
15 de novembro de 2008
Rio: sobe para 6 nº de mortos em tiroteio em morro
Pelo menos seis pessoas morrem e cinco ficam feridas durante um tiroteio entre traficantes rivais no morro dos Macacos no Rio. As vítimas fatais foram identificadas como uma idosa atingida por uma bala perdida e cinco suspeitos.
16 de novembro de 2008
G-20 define prioridades e lista medidas para combater a crise mundial: encontro em Washington marcou comprometimento em fortalecer os mercados financeiros e garantir liquidez de crédito nos países emergentes. Abalado pela crise, Paquistão fecha acordo com FMI no valor de US$ 7,6 bilhões: pacote busca evitar que o país entre em default e visa fortalecer o balanço de pagamentos diante da recente perda de divisas em moeda estrangeira. PIB do Japão recua 0,4% no terceiro trimestre e país entra em recessão: analistas esperavam um avanço de 0,1% no período; segunda queda trimestral seguida confirma oficialmente quadro recessivo. Toyota corta produção nos EUA e Nissan prevê lucro nulo: vendas da Toyota nos EUA caminham para a primeira queda em 13 anos, ao passo que desempenho da Nissan no país deve atingir pior patamar em 15 anos.
17 de novembro de 2008
Piratas capturam petroleiro saudita na costa africana
EUA afirmam que piratas tomaram controle de um petroleiro saudita no Oceano Índico, no Quênia.
19 de novembro de 2008
Brasil desencanta e fecha ano com goleada sobre Portugal
Seleção afasta a crise e a pressão sobre o técnico Dunga ao golear Portugal por 6 a 2, em amistoso.
20 de novembro de 2008
SP: condenados 3 que alegaram tortura
Os acusados do assassinato da jovem Vanessa Batista são condenados após julgamento polêmico.
22 de novembro de 2008
Chuva: governo de SC decreta estado de emergência
SC decretou emergência e pede ajuda do Exército em função das chuvas que atingem o Estado há 72 horas.
24 de novembro de 2008
Reino Unido anuncia medidas para estimular a economia local: "plano exaustivo" para enfrentar os efeitos de "uma crise global sem precedentes" conta com auxílio econômico de pound; 20 bilhões.Obama oficializa sua equipe econômica e confirma nomes de Geithner e Summers: atual presidente do Fed de Nova York assumirá Secretaria do Tesouro, enquanto Summers fica com a cadeira de presidente do Conselho Econômico Nacional.
26 de novembro de 2008
Índia: mortos são 101; hóspedes seguem reféns
Ao menos 100 pessoas, incluindo turistas, são mantidos reféns em dois hotéis da cidade de Mumbai.
27 de novembro de 2008
vc repórter: bombeiros resgatam 40 em Tijucas
Bombeiros de Tijucas (SC) salvam cerca de 40 pessoas que estavam isoladas pela chuva no bairro rural.
28 de novembro de 2008
SC: doações a vítimas da chuva ultrapassam R$ 3 mi
O governo de Santa Catarina informou as doações. Somente os bancos doaram um total de R$ 800 mil.
1 de dezembro de 2008
Mar atinge nível mais alto em 22 anos em Veneza
O mar atingiu seu nível mais alto em 22 anos. Grandes setores de Veneza foram inundados
1 de dezembro de 2008
Wall Street desaba mais de 7% com entrada oficial dos EUA em recessão. As principais bolsas norte-americanas iniciaram dezembro com expressiva desvalorização de mais de 7%. Nesta segunda-feira (1), a maior economia do mundo foi considerada oficialmente em recessão, espalhando pessimismo sobre os investidores em Wall Street.A NBER (National Bureau of Economic Research), organização privada que se dedica à avaliação da conjuntura econômica, confirmou a entrada dos EUA em recessão, que segundo o órgão, começou já em dezembro de 2007.O mercado teme a possibilidade de recessão prolongada no país. O ISM Index, que mede o nível de atividade industrial, ficou abaixo do esperado no mês de novembro. E os gastos com construção civil recuaram 1,2% no mês de outubro.
1 de dezembro de 2008
Obama nomeia Hillary e cita permanência no Iraque
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta segunda o nome de Hillary Clinton como secretária de Estado e de Robert Gates como secretário de Defesa. Em entrevista coletiva realizada em Chicago, falou em permanecer mais tempo no Iraque do que o prometido durante a campanha. "Talvez seja necessário manter uma força especial por mais tempo no Iraque do que 16 meses, mas sempre dialogando com o governo local", disse, e afirmou que sempre ouve os conselhos de sua equipe. Segundo ele, sua prioridade número um é deixar as tropas seguras e eliminar focos terroristas no país."Também vamos nos assegurar de que teremos os meios e a estratégia necessários para derrotar a Al-Qaeda e os talibãs no Afeganistão", acrescentou. "O Afeganistão é o lugar onde começou a guerra contra o terrorismo, e tem que ser o lugar onde ela termina", disse Obama.
2 de dezembro de 2008
Juiz condena Daniel Dantas a 10 anos de prisão
O juiz Fausto de Sanctis, da Justiça Federal de São Paulo, condenou o banqueiro Daniel Dantas a 10 anos de prisão por corrupção ativa. Humberto Brás e Hugo Chicaroni, ligados a Dantas, foram condenados a sete anos e um mês.
3 de dezembro de 2008
Inter marca na prorrogação e leva Sul-Americana
Em uma partida que só foi decidida nos últimos minutos, o Internacional precisou da prorrogação para bater o Estudiantes por após ser derrotado no tempo normal pelo mesmo placar, e é o novo campeão da Copa Sul-Americana.
7 de dezembro de 2008
O São Paulo conseguiu de uma vez só dois feitos inéditos: é o primeiro time hexacampeão nacional, e também o único a vencer o Campeonato Brasileiro em três anos seguidos (2006, 2007 e 2008). Rei dos pontos corridos, o tricolor paulista garantiu o sexto título neste domingo, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, no Estádio Bezerrão, no Gama (DF). Na época das grandes decisões do Brasileirão, o time do Morumbi foi campeão em 1977, 1986 e 1991.
10 de dezembro de 2008
Casa Branca e democratas chegam a acordo para o resgate das montadoras. Após dias sem resposta, as montadoras de Detroit podem encontrar nesta quarta-feira (10) a solução, ao menos de curto prazo, para seus problemas. No início da tarde, partidários democratas e a Casa Branca finalizaram o pacote de US$ 15 bilhões para o setor, que deve ser votado até o final do dia pelo Senado.Os mercados receberam bem o anúncio. Por outro lado, resta certa ansiedade quanto à provável resistência da fatia republicana do Senado.Longe dos US$ 34 bilhões pedidos por GM, Ford e Chrysler uma semana atrás, o pacote de US$ 15 bilhões visa uma solução imediata. A idéia é destinar este recurso apenas para garantir a sobrevivência das montadoras até março de 2009. Para se ter uma idéia, a GM já havia manifestado que, sem US$ 4 bilhões imediatos ao menos, não conseguiria fechar o ano.A dificuldade em se chegar a uma solução nos últimos dias respondia a resistência dos partidários. As montadoras já pediram ajuda do Estado na década de 1970 e não aprenderam a lição. Com a situação mais complicada, a GM acumula prejuízos de US$ 73 bilhões desde 2004. Como chegar a uma alternativa para tornar estas empresas viáveis no longo prazo?Com estes US$ 15 bilhões, Detroit e Washington encontram espaço para arquitetar um projeto de curto prazo para o setor até março do próximo ano. Mesmo com esta ajuda aprovada, o debate em torno da questão irá continuar.
12 de dezembro de 2008
Senado norte-americano rejeita ajuda de US$ 14 bilhões às montadoras. Mesmo após o acordo entre os partidários democratas e a Casa Branca, o projeto de US$ 14 bilhões para salvar as montadoras norte-americanas GM (General Motors) e Chrysler não foi aceito em votação no Senado.Como temido, a fatia republicana presente barrou a proposta. O principal impasse diz respeito aos salários empregados nas montadoras. Os senadores reivindicavam uma redução imediata, enquanto as empresas não concordam em cortar repentinamente.Segundo Bob Corker, um dos senadores da base republicana, os membros do Senado estiveram perto de um acordo final, mas a resistência por parte da central sindical das montadoras para realizar cortes salariais antes de 2011 não agradou, resultando na rejeição do pacote de ajuda emergencial.Agora já se discute nos corredores da Casa Branca um plano B para salvar as principais montadoras do país. Sem aportes, as companhias devem entrar com um pedido de falência em questão de dias.
15 de dezembro de 2008
Bush “atacado” na última ida ao Iraque.
Sem aviso prévio, o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, despediu-se ontem das tropas norte-americanas no Iraque. segurança”, disse um porta-voz da Casa Branca.A visita do Presidente americano ficou, no entanto, marcada por um incidente durante a conferência de imprensa. Enquanto respondia aos jornalistas, Bush teve que se desviar de um sapato que lhe foi lançado por um jornalista iraquiano que o acusou de ter uma política errada para o país. O jornalista foi prontamente detidos pelos seguranças do presidente americano que escapou ileso ao incidente. «É o beijo do adeus, espécie de cão» foram as palavras proferidas pelo jornalista antes de atirar o sapato, informa a agência de notícias France Press.O incidente ocorreu após um encontro entre o presidente norte-americano, que este domingo visitou de surpresa o Iraque, e o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki. Bush conseguiu brincar com a situação afirmando que apenas calçava o número dez, disponibilizando-se, de seguida, para responder às questões dos restantes jornalistas. A quarta visita de Bush ao Iraque surge numa altura em que a América já discute a saída de cena. O presidente eleito Barack Obama fez da retirada do Iraque e da concentração de tropas noutra frente, o Afeganistão, uma bandeira da sua campanha eleitoral. Apesar da opinião pública norte-americana ter como prioridade a resolução da crise financeira, as sondagens mostram que a maioria das pessoas acha que a guerra do Iraque foi um erro. Desde o início do conflito já foram mortos 4.200 soldados americanos e dezenas de milhares de Iraquianos.
16 de dezembro de 2008
Jornalista que lançou sapatos a Bush foi agredido pelos serviços de segurança.
O jornalista iraquiano que lançou um par de sapatos a Bush foi agredido pelos serviços de segurança do Iraque que lhe partiram um braço e costelas, acusou, esta terça-feira, o irmão. Entretanto, o jornalista já teve uma proposta de emprego de um canal de televisão libanês.
Segundo informações obtidas por agentes de segurança, Muntazer (al-Zaidi), o jornalista que lançou um par de sapatos contra o presidente norte-americano, George W. Bush, encontra-se detido na “zona verde” e foi agredido pelos serviços de segurança, adiantou o irmão.
A "zona verde" é o sector ultra-protegido de Bagdad onde se encontra a administração iraquiana, a representação da ONU, as embaixadas norte-americana e britânica assim como o gabinete do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, onde se registou o incidente de domingo.
Em plena conferência de imprensa, domingo à noite, Muntazer al-Zaidi, jornalista da cadeia de televisão Al-Bagdadia, lançou um par de sapatos contra Bush, que se encontrava de visita ao Iraque.Entretanto, a New TV (NTV), um canal de televisão libanês, conhecido pelas suas posições contra os Estados Unidos, ofereceu um emprego ao jornalista durante o noticiário televisivo, segunda-feira à noite.Caso aceite, o jornalista será pago «a partir do momento em que lançou [o primeiro] sapato».
25 de dezembro de 2008
Israel alerta Hamas sobre ataques com foguetes.
Líderes israelenses alertaram nesta quinta-feira o grupo palestino Hamas que o país não irá tolerar mais ataques com foguetes no sul do país. O primeiro-ministro, Ehud Olmert, disse que o governo não hesitaria em atacar o Hamas e o grupo militante Jihad Islâmica caso seja necessário. A ministra das Relações Exteriores do país, Tzipi Livni, que está em visita ao Egito, disse que a escalada recente da violência na região era "intolerável" e que o governo não poderia admitir que civis israelenses se tornassem alvos de militantes palestinos. O Hamas lançou cerca de 50 foguetes da Faixa de Gaza contra o sul de Israel nos últimos dias. Segundo o grupo islâmico, os ataques foram realizados em resposta a morte de três de seus militantes por soldados israelenses na terça-feira. O Exército israelense afirmou que os homens foram mortos porque teriam tentado colocar explosivos perto da fronteira com Israel.
27 de dezembro de 2008
Ataques de Israel matam mais de 200 em Gaza, dizem palestinos.
Caças F-16 israelenses realizaram nas últimas horas uma onda de ataques contra a Faixa de Gaza, deixando mais de 200 mortos, de acordo com fontes médicas palestinas.
Os ataques, que também teriam deixado centenas de feridos, são os mais intensos realizados por Israel em meses e se seguem ao fim, neste mês, do acordo de cessar-fogo entre o governo israelense e o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza.
Imagens exibidas pela TV mostram cenas de caos nas ruas da Faixa de Gaza e pessoas ensangüentadas sendo levadas para hospitais.
29 de dezembro de 2008
Israel rejeita pressão para cessar-fogo e ataca casa do líder do Hamas
Gaza, – O governo israelita rejeita a pressão internacional por um cessar-fogo e mantém a grande ofensiva militar na faixa de Gaza pelo quarto dia consecutivo com o ataque à casa de um dos principais líderes do movimento islâmico radical Hamas, informa o jornal "Haaretz".A Força Aérea israelita lançou ataque à casa de um dos maiores líderes do Hamas, Abdel-Karim Jaber, em campo de refugiados em Jabaliya. No ataque, informa o "Haaretz", ao menos sete pessoas morreram. Jaber, administrador sénior da Universidade Islâmica de Gaza, um dos símbolos do Hamas, não estava em casa, informaram parentes.
30 de dezembro de 2008
Tropas israelenses continuam ataques contra Gaza e fronteira é declarada zona militar fechada.As ações militares israelenses contra a Faixa de Gaza ainda continuavam até a noite de ontem (29). Os aviões de combate israelenses reforçaram ontem à noite os ataques contra a Faixa de Gaza, tendo como alvos principais algumas mesquitas, carros e casas controlados pelo Hamas. Nos últimos ataques aéreos, os aviões de combate israelenses atacaram a região norte da Faixa de Gaza e a residência de um alto líder do Izz al-Din al-Qassam, braço armado do Hamas, deixando sete mortos e dezenas de feridos. O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, pediu ontem em uma reunião dos altos funcionários governamentais que os participantes da reunião não discutam agora a possibilidade de encerrar os ataques contra Gaza e disse que Israel deve garantir a destruição dos alvos e a continuação das ações militares na Faixa de Gaza. A chanceler israelense, Tzipi Livni, afirmou ontem em conversa telefônica com o chanceler japonês, Hirofumi Nakasone, que o fim das ações de Israel na Faixa de Gaza depende da atitude do Hamas. O responsável pelo departamento de resgate da Faixa de Gaza assinalou que, até agora, as tropas israelenses já lançaram mais de 305 ataques aéreos, causando pelo menos 345 mortes entre palestinos e ferindo mais de 1.600. O representante-chefe palestino das negociações, Ahmed Qureia, anunciou ontem que a Autoridade Nacional Palestina suspendeu as negociações de paz com Israel em protesto contra os ataques aéreos de Israel na Faixa de Gaza. O inspetor palestino permanente na ONU, Riad Mansour, declarou ontem em Nova York que o Conselho de Segurança da ONU tem a responsabiliade de tomar ações para obrigar a suspensão dos ataques militares israelenses contra Gaza. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, publicou novamente ontem uma declaração em que pediu o cessar-fogo imediato entre Israel e Palestina e a aplicação das medidas necessárias para evitar feridos e mortos civis. O porta-voz da Comissão de Segurança Nacional dos EUA, Gordon Johndroe, disse ontem que a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, já discutiu a situação da Faixa de Gaza com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e líderes de outros países pelo telefone. Ele acrescentou que os EUA vão se dedicar à promoção de um acordo de cessar-fogo entre Palestina e Israel "completo, permanente e sustentável". A França, que ocupa a presidência rotativa da União Européia, declarou ontem que vai realizar hoje em Paris uma reunião urgente de chanceleres para discutir a situação do Oriente Médio. O presidente libanês, Michele Sleiman, declarou ontem em Beirute que apóia a realização da reunião urgente entre os líderes dos países árabes e a negociação conjunta da suspensão das ações militares israelenses na Faixa de Gaza.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/2008
FONTE: http://blogenaro.blogspot.com/2008/10/crise-global-crnica-de-uma-crise.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário